O projeto tem como proposta motivar os alunos a construírem conhecimentos significativos baseados em suas dúvidas e certezas sobre o trânsito. O presente documento pretende favorecer momentos de análise e reflexão sobre o trânsito, levando os alunos a adquirirem comportamento seguros , respeito e valorização da vida.
Público Alvo:
Alunos da Educação Infantil,1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
Justificativa:
Nas escolas não observa-se problemas relacionados com o trânsito em seu entorno. Os problemas geralmente aparecem na proximidade das casas de alguns alunos e no trânsito em geral. Partindo dessa necessidade a Secretaria da Educação e Oficina Pedagógica elabora colaborativamente em parceria com a Secretaria de Trânsito o presente projeto com base na Lei Municipal a ser desenvolvido em ambientes de aprendizagem,ou seja, na própria escola permitindo a interdisciplinaridade com outros campos do saber.
Objetivos:
· Promover e incentivar ações educativas dentro da Escola e da Comunidade, através das construções dos alunos em relação ao trânsito para que possa haver resultados efetivos, criando uma consciência crítica e conseqüentemente mudanças de atitudes;
· Transformar novos conhecimentos em novas atitudes e ações concretas para que,despertando a consciência crítica, cada aluno possa ser um multiplicador da Educação para o Trânsito dentro de suas famílias e comunidade;
· Reconhecer o ser humano como o elemento mais importante no trânsito, a importância do pedestre e suas obrigações dentro do trânsito;
· Reconhecer a importância da faixa de segurança, semáforos, placas de sinalização, agentes e meios de transportes.
· melhorar as atitudes evitando acidentes e preservando a vida
Procedimentos:
Educação Infantil
· Levantamento de conhecimento prévio.
· Roda de conversa: orientação do uso do assento, cadeirinhas e cinto de segurança nos carros.
· Leituras e Interpretações
· Comparação - O Trânsito na Zona Urbana e na Zona Rural;
· Participação do II concurso: “Trânsito em ação”
· Ligue os pontos;
· Jogo da memória( envolvendo as cores do semáfaro);
· Circuito envolvendo as regras de trânsito;
· Releitura de obras de arte ( sugestão: saopaultarsila-Tarsila do Amaral e moça do brinco de peróla – Johannes Vermeer)
Ensino Fundamental - 1º ao 5º Ano
· Levantamento de conhecimento prévio.
· Levantamento de perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito dos meios de transporte e trânsito.
· Leituras e Interpretações; Estudo de Textos, reportagens e outros
materiais informativos;
· Comparação - O Trânsito na Zona Urbana e na Zona Rural;
· Os sinais de Trânsito;
· Passa-Tempos: Cruzadinhas, Caça-palavras;
· Construção de texto coletivo
· Participação do II concurso: “Trânsito em ação”
Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano
· Língua Portuguesa: Criar condições para que os alunos sejam capazes de ler, interpretar e analisar textos jornalísticos(questões relacionadas ao comportamento de pedestres, condutores,ciclistas ,motociclistas, consequência do álcool no trânsito.
· Matemática: Debater sobre os números de acidentes: dados numéricos, representados em tabelas ou gráficos, números de vítimas fatais e não fatais, entre outros indicadores.
· História: Promover o estudo das obras humanas( Presente e Passado ), a fim de que os alunos desenvolvam noções de diferenças e semelhança , de continuidade e permanência, no tempo e no espaço para formação de sua identidade social.
· Geografia: Compreender por meio de estudo no espaço Geográfico e suas paisagens, analisar o fenômeno da urbanização.
· Ciências:Pesquisar, analisar e debater as produções relacionadas as questões ambientais: ( poluição atmosférica, poluição sonora e poluição visual ).
· Educação Física: Promover atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio da lateralidade e espaço (questões de brincar em locais perigosos)
· Arte: Pesquisar, analisar e debater a Evolução dos Meios de Transporte( produção teatral, desenhos, pinturas e esculturas).
Educação de Jovens e Adultos
· Levantamento de conhecimento prévio.
· Levantamento de perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito dos meios de transporte e trânsito.
· Leituras e Interpretações; Estudo de Textos, reportagens e outros
materiais informativos;
· Construção de texto coletivo
· Participação do II concurso: “Trânsito em ação”
Produto final:
Simulação de um cruzamento movimentado com sinalização (dois grupos representando pedestres e veículos) com a participação de agentes de trânsito ou Polícia Militar e entrega das certificações do concurso.
EMEIF "Vereador João Gato "