Capacitação Badmintons

Capacitação Badmintons
Professores Rede Municipal, Estadual e Apae...

Ed. Física Escolar

Minha foto
Somos professores de Educação Física da Rede Municipal de São Miguel Arcanjo e Assistente Técnico Pedagógica de Educação Física ( Oficina Pedagógica )

31 de mai. de 2011

Atividades Desenvolvidas...Capacitação Educação Física

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
CAPACITAÇÃO ED. FÍSICA ESCOLAR
Oficina Pedagógica- ATP Ana Carolina Machado
São Miguel Arcanjo

*Jogos de concentração:
  • Água, fogo e bombeiro (contando uma historia do incêndio e os alunos fazem gestos quando aprece uma das palavras: bate palma, estala os dedos e imita o bombeiro).
  • Orquestra musical (cada aluno escolhe um instrumento para tocar e à medida que o professor vai tocando o instrumento dos alunos, esses vão tocando o último tocado pelo professor).

*Jogos de socialização
  • Kieller Runde = dança de socialização (coxa, palma, empurra e estala 4x. 3x a  mão direita, 3x a mão esquerda, 3x na coxa e 3x as duas mãos, cumprimenta e a roda de dentro passa para a direita).
  • Roda trança = pares de mãos dadas em uma única roda. 8 passos para a direita, 8 passos para a esquerda, 4 passos para dentro, 4 passos para fora (fazer fora e dentro 2x), trança 4 pares, contanto o número 1 na sua própria dama.

* Pegadores
  • Arrastão = alguns pegadores (dois a dois) correm ligados em forma de corrente por um barbante e quem for pego vai para corrente salvando um dos dois pegadores, mas quem esta com a bola não podem ser pego, pois é considerado policial e deve jogar a bola para quem esta em risco, para transformar esse em policial.
  • Evolução = cada jogador desafia outro da mesma espécie e quem ganha vai evoluindo, quem perde vai voltando ao animal anterior (ameba, sapo, coelho, macaco, ser humano, super herói).

* Batatinha Frita
  • Todos ficam no fundo da quadra e o professor vai falando batatinha frita 1,2,3 e quando vira os alunos devem formar estatua que convença o professor que estão no local determinado (igreja, escola, praia). Fazer o mesmo jogo com as seguintes variações: não fazer estatua e sim repetir sem parar o movimento escolhido no local estipulado e outra forma é que o ultimo número falado pelo professor é a quantidade de pessoas que devem fazer estatua juntos e referente ao local onde estão.

* Grande jogo SORTE SUA:
  • Criar seis pistas e escrever no cartaz cada uma e pregar em algum espaço da sua área de trabalho. Dividir os alunos em várias equipes e sortear a ordem para começar o jogo. A equipe escolhe um capitão (e somente ele pode jogar o dado), e o número que sair no dado, todos da equipe devem correr pelo espaço procurando o cartaz com esse número e cumprir a prova no local, respondendo as perguntas. Depois de cumprir a prova devem voltar ao ponto de origem e o capitão joga o dado novamente para cumprir a próxima tarefa. Ganha quem passar e cumprir primeiro as seis estações. Lembrando que o capitão só pode jogar o dado duas vezes seguidas, caso sai número repetido de estação já cumprido deve esperar chegar outra equipe no local para jogarem alternadamente o dado.

* Rodas Cantadas:
  • Dança do Sapateiro:Acompanhar a música e sua fala, mostra com os dedos os pés, apontar o dedo para o colega ou seja a pessoa que estiver a sua frente, corre no lugar , girar, apontar novamente para o colega depois para você, troca de lugar. Ate encontrar ser parceiro novamente.
  • Lá vem o seu Noé: Dividir em grupos, cada grupo será um animal, terão que imitar som dos animais, responder quando perguntar: Gato- miaumiau, Cachorro- auau, Peru- Glugu, Carneiro-mé,me, Galo Garnizé, quéqué.
  • Centopéia: Formar uma grande centopéia, quando musica falar não adianta nada, a cabeça sai pegar o rabo, ficam correndo até pegar, pegou sai os dois da centopéia. Continua a música rolando, até acabar a centopéia.
  • Chinês: Formar grande roda,seguir a música Tim, Tim, Tim- no lugar um passo a direita e um passo q esquerda 4x. Números 1,2,3,4,5,- mostrar os dedos, Chin- Braço direito a frente. Chan- braço esquerdo a frente. Chen- abre os dois braços. Dança bem- rebolar no lugar.
  • Quem quizer me acompanhe: Andar a vontade pela quadra,seguindo os passos  da música. Andar, correr, pular, rodar, sentar, deitar, dormir. 
  • Bandinha: Formar uma grande roda, seguir a musica. Tarara-tata- Bater tambor, Din din- Tocar violão, Foron fonfon- tocar corneta, Nhec nhce- tocar sanfona, depois tocar os 4 instrumentos ao mesmo tempo.
  • História dos Animais: Contar uma história, simulando que a turma está indo ao Zoológico, só que ao chegarmos ao Zoológico os animas foram roubados, Cantamos a seguinte música, Roubaram o crocodilo, urangutango, as 2 serpentinhas e a águia real. O gato, o rato e o elefante, não sobrou ninguém só se via o cão pequinês. Gesticular imitando os animais.
  • Macaquinho...Macacão: Formar grande roda, seguir ritmo da musica. Coqueiro alto- erguer os braços.balançar os braços, balançar as mãos Macaquinho- bater coquinho na cabeça do colega a sua direita. Macacão- bater coquinho na cabeça do colega a sua esquerda.
  • Meu Trenzinho: Ouvir a música, segui-lá andando pegando passageiros.
  • Senhor Caçador: Formar grande roda. Todos sentados, ouvir a musica, caçador fora da roda, o gato mia dentro da roda, tem que descobrir quem é o gato. Se descobrir ele senta , gato vai lugar dele, tem 3 chances, se não descobrir escolhe outro caçador e recomeça.
  • História da Serpente: Alunos espalhados pela quadra, um aluno começa sendo ele a serpente, conforme rola a música o rabo da serpente vai aumentando, até todos fazerem parte do rabo da serpente.
*Jogos de concentração:
  • Morto, vivo, pipoca e panela de pressão = à medida que o professor vai falando as palavras os alunos devem fazer movimentos: morto – bate palmas / vivo – estala os dedos / pipoca – levanta as duas mãos e grita “PÁ” / panela de pressão – coloca uma mão no nariz e a outra levanta e faz o barulho da panela.
*Jogos com bola:
  • Queimada dedo duro: fazer uma única roda com todos os alunos, numerar cada um e pedir para guardarem o número dos alunos que estão a sua direita e a sua esquerda. Depois misturar tudo na roda, o professor grita um número, e alguém mostra que é esse aluno e todos devem tentar queimá-lo durante um tempo. Regra: o aluno que tem a bola não pode andar, mas todos podem correr atrás daquele que devem queimar e a bola pode ser lançada à vontade.
  • Ponte do rio que cai: uma turma cerca a quadra de voleibol na sua lateral e a outra equipe tem que atravessar pelo meio da quadra, um aluno de cada vez, e a turma do lado de fora tem uma bola de voleibol e tem que tentar queimar esse aluno que vai atravessar, caso queime ponto para a equipe de fora, caso não consiga queimar ponto para a equipe que esta passando. Depois inverter o papel das equipes. Lembrando que quem esta atravessando se defender a bola pode isolar essa para qualquer lugar da quadra e correr.
* JOGOS PRÉ DESPORTIVOS DE FUTSAL E VOLEIBOL:
  • Gol no Cone = Duas equipes jogando uma contra a outra na quadra de futsal, mas podendo fazer gol em qualquer lado da quadra. Par marcar gol, os alunos devem acertar a bola de futsal na bola de plástico que está dentro da área sobre um cone. Ninguém pode entrar na área e caso derrube o cone, fazendo a bola de plástico cair não é contado o gol, pois deve derrubar a bola de plástico sem derrubar o cone.
  • Futsal da Lateralidade = Futsal normal, só que cada equipe joga com 10 jogadores sendo um goleiro e 9 na linha. Escolher antes de iniciar o jogo 5 jogadores que vão jogar somente com o pé esquerdo e 4 com pé direito.O jogo acontece com duas bolas diferentes, sendo que uma pode ser chutada de qualquer lugar para o gol e a outra só vale gol dentro da área.
  • Futsal da resistência = duas equipes, escolhem um espaço na quadra para jogarem e coloca duas cadeiras como gol e jogam o futebol com bola de ping pong e fazem gol soprando as bolinhas para debaixo da cadeira.
  • Jogo dos 3 passes na cadeira = formar duas equipes, em fila, de um lado da quadra de voleibol e atrás da linha da zona de ataque. Do outro lado da quadra atrás da linha da zona de ataque colocar de frente para as equipes dois alunos assentados na cadeira. O objetivo do jogo é cada aluno tentar dar 3 toques na bola, sendo que o terceiro toque deve tentar passar a bola para o outro lado por cima da rede e o colega deve pegar sem levantar da cadeira. Feito isso trocar de lugar. Marca ponto somente quando pegar a bola sem levantar da cadeira.
  •  Idem ao jogo anterior, só que devem passar a bola para o outro lado com um saque por baixo. Jogando ainda da linha da zona de ataque.
  • Idem ao jogo anterior, mas sacando da zona de saque e as cadeiras devem estar mais afastadas e em diagonal ao sentido do saque.

  • Jogo de voleibol, mas os alunos somente podem jogar de manchete e devem dar 3 toques obrigatório para passar a bola para o outro lado, e toda vez que a bola passar para o lado oposto devem fazer um rodízio.
  • Idem ao anterior, mas devem passar de primeira e de manchete, mas o jogo acontece com 2 bolas simultaneamente.
  • Jogo do esconde, esconde = Duas filas em lados opostos na linha de ataque do voleibol. Cada jogador deve dar 3 toques e passar a bola na mão do colega do lado oposto, e correr até a rede e esconder debaixo de um dos 3 cones uma bolinha de tênis.Segue o jogo até que alguém erre o cone que a bolinha estava escondida.

             

Passeio Ciclístico- Projeto Educação Física- Professor Luiz Claudio Cézar

I PASSEIO CICLÍSTICO
TODOS CONTRA A DENGUE
ESCOLA ARCYPRESTE RUGGERI”



A EMEF "ARCYPRESTE RUGGERI", realizou nesta sexta feira dia 27/05/2011, seu “1º Passeio Ciclístico: Todos Contra Dengue”, um  excelente evento, que teve como principal objetivo levar a sociedade sãomiguelense a conscientizar-se da importância da prevenção em relação a Dengue e mobilizar os cidadãos para essa necessidade, uma vez que só poderemos combatê-la se juntos unirmos força de vontade e seriedade, nada mais correto do que acreditar que nossas crianças são as sementes férteis para um hábito que deverá nascer em nossos cidadãos!


O passeio teve um circuito de aproximadamente 4 quilômetros, com os alunos dos 4º. e 5º anos, professores, coordenadores, funcionários,  ATP de educação física e demais colaboradores como a Ronda Escolar, sob o comando dos policiais da Polícia Militar, Departamento de Saúde, fiscais de Trânsito,o pessoal da reciclagem e alguns coadjuvantes, como comerciantes e demais moradores que apreciaram o evento.Foi  com muito êxito,educação e carisma que  chamamos a atenção para prevenção e conscientização dessa questão tão séria que é uma grande ameaça a saúde da população.
Este é apenas o 1º alerta, pois alunos, professores, diretores e demais pessoas, estão dispostos a realizar novamente essa prática que além de educativa e prazerosa é saudável.
A direção da escola agradece a todos os participantes e colaboradores, pois a Educação não se faz só com professores e alunos, precisamos do envolvimento de toda a comunidade e também nossos sinceros agradecimentos a Secretaria Municipal da Educação, pelo empenho e o apoio dado a este trabalho.


Relação de Professores

1-    Neivaldo Seabra- EMEF” José Gomide de Castro”
2-    Luiz Claudio Cézar- EMEF” Prof. Arcypreste Ruggeri”
3-    José Junior Pires- EMEF “Arani José da Silva”
4-    Regina Kobayashi Tanaka Adriano- EMEIF” Fermino Mendes da Silva”
5-    Leandro de Almeida Murat- EMEIF”Prof. Nelson Rodrigues”
6-    Fábio José Nogueira- EMEIF” Joaquim Nunes Vieira”
7-    Marcos Antonio Bezerra Junior- EMEIF” Joaquim Nunes Vieira”
8-    Marcia Paes Leopoldino- EMEIF” Massanori Karazawa”
9-    Flávia Torrel- EMEIF” José Gomide de Castro”
10- Marcos Rogério de Almeida- EMEIF" Maria Inês Marques Mendes"

ATP: Ana Carolina Machado